Autores

A     B     C     D     E     F     G     H     I     J     K     L     M     N     O     P     Q     R     S     T     U     V     W     X     Y     Z

 

A

Adilson Maestri

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, nascido em 1951 em Florianópoli/SC. Servidor aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Médium atuante como terapeuta, palestrante e membro da equipe filosófica do Núcleo Espírita Nosso Lar – NENL, em São José/SC. Autor dos livros: ‘Missão IV: o sagrado caminho de volta para casa’, ‘Transformação: um salto quântico na evolução do ser’ e ‘Cartas para Zeca Schwartz: um caminho para a cura’.

Livro(s) deste autor:

Sobre o amor: uma visão da transição humana

Mundos entrelaçados

Cartas de Zeca Schwartz: um caminho para a cura


Adolfo Stotz Neto

Filho de Luis Gonzaga Navarro Stotz e Dilce Zeredo Stotz, Adolfo Stoz Neto nasceu em Curitiba e três dias depois já estava em Blumenau onde cresceu. Na ilha de Santa Catarina, reside tempo suficiente para ter se tornado um ilhéu. Engenheiro Mecânico e Astrônomo. Trabalhou como Engenheiro na CELESC. Astrônomo fundador e presidente do GEA-Grupo de Estudos de Astronomia, vinculado ao Planetário da UFSC, desde 1985. Professor de Astronomia dos Cursos de Extensão da UFSC, conselheiro da Associação Parque Viva a Ciência. Exímio orador, suas palestras versando sobre ciência e ou biografias de cientistas são sempre muito esperadas pela comunidade científica e público e geral. Junto aos astrônomos do GEA percorre tal como Don Quixote de La Mancha de Cervantes, as Escolas Públicas e Comunidades das várias regiões do Estado, com Palestras, Cursos, Sessões de Observação do Céu Astronômico, aproximando a Ciência das pessoas usualmente excluídas de tal benesse. Maravilhado com a grandiosidade e beleza do universo Cósmico, que ele conhece na profundidade da ciência astronômica diz: “Todo mundo tem o direito de olhar, pelo menos uma vez na vida, o céu com um telescópio”.

Livro(s) deste autor:

Céu, Ilha


Adriana Rodrigues Zilli

É especialista em Gestão Supervisão e Orientação Escolar pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI, bacharel em Pedagogia com Habilitação em Treinamento Empresarial e licenciada em Pedagogia com habilitação em Tecnologia Educacional (Ênfase em Educação a Distância pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, atua como coordenadora pedagógica da Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC em São José há oito anos.

Livro(s) deste autor:

Gestão da produção industrial: a mente por trás da indústria


Alice Therezinha Cybis Pereira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialização em Habitação pela mesma Universidade (1983) e doutorado envolvendo Arquitetura, Educação e Inteligência Artificial - na Faculdade de Estudos Arquitetônicos da Universidade de Sheffield, Inglaterra (1992). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em CAD, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, ambiente virtual de aprendizagem, design, cad e hipermídia. Coordena o Laboratório de Ambientes Hipermídia de Aprendizagem - Hiperlab/UFSC. Coordena a produção de objetos de Aprendizagem e os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem dos cursos de Licenciatura a distancia em Letras LIBRAS, Letras Inglês, Letras Espanhol e Letras Português. Desenvolve pesquisa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem nas áreas de Arquitetura e Design.

Livro(s) deste autor:

Hipermídia: Um desafio na Atualidade


Alina Wallauer

Psicóloga, formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Bachelor of Science/Arts in Behavioral Science with emphasis in Psychology pela Utah Valley University (UVU) / USA. Residente de Pneumologia Sanitária da Resideência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (RIS-ESP/RS) 2011/2012.

Livro(s) deste autor:

SUICÍDIO: Um desafio para os profissionais da saúde


Aluísio Dobes

Nasceu em Florianópolis em 1942. Passou sua infância e adolescência nas ruas Conselheiro Mafra, Padre Roma e Avenida Rio Branco. Estudou no Colégio Catarinense e no Instituto Estadual de Educação Dias Velho. Na juventude destacou-se como jogador de basquete defendendo o Lira Tenis Clube, Clube Doze de Agosto e as Seleções de Florianópolis, de Santa Catarina e Universitária. Foi funcionário da Escola Técnica Federal de Santa Catarina de 1963 a 1984, quando se transferiu para a Universidade Federal de Santa Catarina, onde veio a se aposentar por tempo de serviço em 1991. Advogado formado na UFSC com habilitação em Direito Trabalhista, após 1991 dedicou especial atenção ao Direito Público e Direito Administrativo. Casado com Elaine desde 1969 tem três filhos - Maurício, Guilherme e Estefânia e três netos - Ana Luiza, Bernardo e Marina. Atualmente acompanha processos remanescentes como operador do Direito e dedica-se a atividades comunitárias no bairro de Jurerê Internacional, onde reside desde 1995. 

Livro(s) deste autor:

Amicus ad perpetuum

CANCÊR: O susto. O medo. A vitória: o que conto aqui é verdade


Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi

Graduada em Psicologia, formação e licenciatura pela Faculdade de Filosofia do Recife (1988). Ergonomista, Mestre em Engenharia de produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutora em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente ministra as disciplinas: Psicologia organizacional, Comportamento Organizacional Filosofia, Metodologia Científica, Relações Humanas, Criatividades e Sistemas Hipermídia. Linhas de pesquisas que atua: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Reintegração e Responsabilidade Social.

Livro(s) deste autor:

Criatividade & Conhecimento

Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil


Ana Lúcia Ferraresi Schmitz

Pós-Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, mestre em Administração e Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Administração Universitária - INPEAU – UFSC. É autora de capítulos em livros e artigos em periódicos especializados além de autora de vários artigos publicados em anais de eventos. Ministrante de Curso no NETI - UFSC

Livro(s) deste autor:

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS requeridas dos gestores de instituições de ensino superior

Falta de oportunidade! Quem disse? Onde está o empreendedor?


Ana Lúcia Vulfe Nötzold

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade de Poitiers-França. Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência na área de História, com ênfase em Etno-história. Temas de interesse: história indígena, etno-história, educação, memória. Coordena o Laboratório de História Indígena - LABHIN. Integra a Linha de Pesquisa no PPGH: História Indígena, Etno-história e Arqueologia. Orienta Mestrado e Doutorado. É autora e co-autora de vários artigos científicos com ênfase em história indígena. Ministra aulas na graduação de: LEHIND - Laboratório de Ensino de História Indígena e os Tópicos Especial: Índios: Cotidiano e Representação e - Usos da Memória em Etno-história. Na Pós-Graduação atua nas disciplinas: Memória e Identidade na perspectiva da etno-história; Leituras em etno-história. Desenvolve atividades de ensino, pesquisas e extensão com a população Kaingang. Docente em Cursos de formação e atualização de professores indígenas em SC e AM (Kaingang, Xokleng/La klãnõ, Guarani, Kambeba, Ticuna, Kokama, Mayoruna) e não indígenas das redes municipais e estaduais. Autora e organizadora de material didático e paradidático voltado para escolas indígenas e não indígenas. Delegada na I CONEEI - Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. Foi coordenadora do Curso de graduação: Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingáng e Xokleng. Coordenadora de Estágios e integra o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC. Coordenou o Observatório da Educação Escolar Indígena e atualmente coordena o Projeto do Observatório da Educação: Ensino Saberes e Tradição: elementos a compartilhar nas escolas da Terra Indígena Xapecó/SC com financiamento da CAPES/DEB/INEP.

Livro(s) deste autor:

Conhecer a Cultura e a História Guarani através da Escola Indígena de Educação Básica Whera Tupã Poty Djá - volume 1

Conhecer a História e a Cultura Kaingáng através da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhrê - volume 2

Conhecer a História e a Cultura Xokleng através da escola Laklãnõ - volume 3


Ana Maria Bencciveni Franzoni

Doutora pela UNESP, é profesora associada da UFSC, Departamento de engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Tem livros publicados com outros autores e artigos científicos em anais de eventos com ênfase em Meio Ambiente, Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento e da Informação, Gestão de Pessoas e Cadastro Municipal.

Livro(s) deste autor:

Ações empreendedoras

Gestão de pessoas em organizações empreendedoras - Volume 8

Intraempreendedorismo: para colaboradores que buscam empreender – Livro 1

Gestão de pessoas em organizações empreededoras - Volume 7

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - volume 4

Turismo e Talentos: notáveis Empreendedores em Santa Catarina

Gestão de Pessoas em organizações Empreendedoras – Volume 6

Vivências Empreendedoras: a prática do empreendedorismo em organizações

EMPREENDEDORISMO EM ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Capacidade Empreendedora: Teoria e Casos Práticos – Livro 3

Mulheres em ação: notáveis empreendedoras em Santa Catarina

Vitrine de Talentos: notáveis empreendedores em Santa Catarina

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 5

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 4

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 2

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 1

COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA

Gestão de pessoas em organizações empreendedoras - Volume 3

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 2

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 1

Empreendendo em qualidade de vida: O PROFISSIONAL PERSONAL DANCE


Andressa Sasaki Vasques Pacheco

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC. Experiência na área de Administração, com ênfase em Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, avaliação, competências, empreendedorismo, estoques, compras e logística.

Livro(s) deste autor:

Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Casos Práticos - Volume 2


Antonieta Mercês

Nascida em Canto dos Ganchos - Governador Celso Ramos / SC – é mãe de quatro filhos e tem dois netos, que a fizeram sempre manter um pé no mundo mágico das crianças. Formada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, publicou os livros Quando Despenca o Pampeiro (2004) e Saragaço (2009). Também é autora de poesias premiadas em concursos e publicadas na antologia A prosa e o Verso do Pescador (vol. 1 e 2, 1989). Atuou como Professora de Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Foi membro do Conselho do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA e do Núcleo de Estudos Poético-Musicais – NEPOM da UFSC. Exerceu a função de Diretora de Cultura na Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, onde atualmente é Diretora de Desenvolvimento Social. Faz a Oficina Permanente de Teatro no Departamento Artístico Cultural – DAC da UFSC, tendo a oportunidade de experimentar no palco a arte de brincar com o imaginário.

Livro(s) deste autor:

MACACO MACA

A Galinha Polaca

A tartaruguinha tatá


Antônio Marcos Feliciano

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), Conceito 5 CAPES. Mestre (2008) em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Graduado, Bacharel (1999) e Licenciado (2006), em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador na área de Inovação, Tecnologias Sociais, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo. Membro do grupo de pesquisa Meta Empreendedora PPG/EGC UFSC. Professor.

Livro(s) deste autor:

Capacidade Empreendedora: Teoria e Casos Práticos – Livro 3

Mulheres em ação: notáveis empreendedoras em Santa Catarina

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 1


Arsênio José Carmona Gutierrez

Graduado em Psicologia pela Universidad Central Marta Abreu (1968), especialização em Serviços de Rehabilitação pelo Hospital Júlio Dias (1985) e doutorado em Educação pela Universiddae Federal de Santa Catarina (2002). É professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e Membro de corpo editorial da revista Psicologia: Teoria e Prática. Tem experiência na área de Psicologia.

Livro(s) deste autor:

Educação a Distância Sem Distância


Beatriz Steckel Camorlinga

Professora da escola Waldorf Anabá – Florianópolis.

Livro(s) deste autor:

AS QUATRO ESTAÇÕES


B

Bruno Rodrigues Leite

Nascido em São Paulo-SP, formou-se Geólogo pele Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, em 2007 Trabalhou no CEPRM-Serviço Geológico do Brasil (Companhia de pesquisas de Recursos Minerais) com cadastramento de cavernas no município de Apiaí-SP. Ingressou na obra do Túnel do Morro Agudo em 11 de fevereiro de 2008, podendo assim participar de seu desenvolvimento atuando em diferentes setores como: instrumentação, geologia, produção e planejamento. Como escritor publicou artigos e teve seu primeiro livro publicado em 2003 com o título: “Viver é aprender a desfrutar cada momento”. Participou de peças teatrais como contrarregra, ator e diretor.

Livro(s) deste autor:

Retalhos diVERSOS

Lampejos diVERSOS

O Túnel do Morro Agudo


C

Carlos Augusto Remor

Psicanalista Freudo-lacaniano, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1982); Especialista em Clínica Psicanalítica e em Dinâmica de Grupo; Mestre em Literatura (UFSC) e Doutor em Engenharia de Produção (UFSC-2002). Professor Associado do Departamento de Psicologia da UFSC; professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Fundador (1984) e ex-Presidente da Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica (2005 a 2010). Exerceu os cargos de Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia, Coordenador de Estágios (UFSC), Coordenador do Serviço de Atendimento Psicológico (UFSC), Subchefe do Departamento de Psicologia (UFSC), Chefe do Departamento de Psicologia (UFSC) e Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC. Publicou o livro: A Interpretação na Clínica: da Hermenêutica à Psicanálise (2008) e muitos artigos sobre temas da psicanálise.

Livro(s) deste autor:

Sobre a formação do psicanalista: interrogações atuais em convergência


Cezar Augusto M. Romano

Possui graduação em Engenharia Civil (1977) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 1979 (Associado 4) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Foi Diretor do Campus Medianeira da UTFPR (1992-1996) e Vice-Reitor da UTFPR (1996-2002). Atualmente e Conselheiro Eleito do Conselho Universitário (COUNI) e do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da UTFPR. Examinador do Premio Nacional da Qualidade PNQ-2012.

Livro(s) deste autor:

Prospectos contemporâneos em engenharia civil


Chames Gariba

Doutoranda do Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Cararina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção na área do Empreendedorismo pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Licenciada em Educação Física, pela Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina-UDESC. Atua como Coordenadora de Projetos Educativos, incluindo o projeto de Dança Escolar-"Rede em Dança" da Secretaria Municipal de Educação o Município de Florianópolis.

Livro(s) deste autor:

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 2

Gestão de pessoas em organizações empreendedoras - Volume 3

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 2

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 1

Empreendendo em qualidade de vida: O PROFISSIONAL PERSONAL DANCE


Cristiano J. C. de Almeida Cunha

Doutor em Administração pela Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen (Alemanha, 1987). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982). Engenheiro Geólogo pela Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto (1977). Formação em Psicossíntese pelo Instituto de Psicossíntese de São Paulo (2003). Coordenador do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC-UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa nas áreas de Liderança Organizacional (com ênfase nas áreas de Liderança Espiritual e Liderança Consciente) e Gestão Estratégica.

Livro(s) deste autor:

Gestão e Liderança em Unidades Básicas de Saúde


D

Dante Girardi

Doutor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPEGC, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Desenvolveu o seu Mestrado em Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1980) e graduou-se no Curso de Administração (1977) na UFSC. É pesquisador e professor de Recursos Humanos - RH do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, desde 1980. Professor convidado de programas de pós-graduação em RH de várias Universidades. Possui larga experiência na área de RH atuando, ainda, como palestrante e consultor de empresas. Coordenador do Núcleo de Pesquisas Estudos em Recursos Humanos - NUPERH, do Curso de Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e do Seminário de Recursos Humanos (13ª edição). 

Livro(s) deste autor:

Gestão de recursos humanos: teoria e casos práticos - volume 3

Gestão do Conhecimento e Gestão de Pessoas - Consultoria Interna de RH: pesquisas nas maiores indústrias catarinenses – Volume 2

Gestão do Conhecimento e Gestão de Pessoas - Consultoria Interna de RH: conceitos e procedimentos

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 1

Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Casos Práticos - Volume 2

Gestão de pessoas em organizações empreendedoras - Volume 3

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 2

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 1

Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Casos Práticos - volume 1

O Impacto da Terceirização nas Organizações: Evolução Histórica e Tendências

DA SEÇÃO DE PESSOAL À GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: Consultoria Interna de Recursos Humanos


Déris Caitano Oliveira

Graduada em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Mestre em Administração CPGA/UFSC (2010). Membro do ORD. Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento, sob Coordenação do Prof. Maurício Serva. Técnica fomento na Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina BADESC.

Livro(s) deste autor:

Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Casos Práticos - volume 1


E

Edgar Augusto Lanzer

É engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1967), tem M.Sc. (1973) e Ph.D. (1978) em Economia Agrícola pela Universidade da Califórnia. Foi professor do Departamento de Ciências Econômicas e do PPG Economia e Economia Rural da UFRGS (1969/1988) e professor titular de Pesquisa Operacional do Departamento de Engenharia de Produção e do PPG Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1989/1997). Orientou 57 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado e publicou 94 trabalhos até 2010, tendo sido bolsista de produtividade 1A do CNPq. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Produção da UFSC, diretor de pesquisa e pró-reitor acadêmico da UNISUL (1998/2002). Foi também diretor técnico-científico (2003/2006) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Atuou como jurado do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica na Região Sul (2003/2004/2005). Foi professor de Pesquisa Operacional dos cursos de Administração e de Engenharia de Produção da UNISUL. Desde fevereiro/2008 é professor do mestrado em Engenharia de Produção e diretor de pesquisa e extensão tecnológica da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) / Instituto Superior Tupy (IST). em Joinville/SC. Seu interesse de pesquisa relaciona-se à modelagem quantitativa de problemas decisórios.

Livro(s) deste autor:

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


Édis Mafra Lapolli

Édis Mafra Lapolli é engenheira civil, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc - France). Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Professora da Fundação Getúlio Vargas – FGV Management; Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; sócia-coordenadora de projetos da Editora Pandion. Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores - ENE da UFSC. Coordenou vários projetos de Pesquisa e de Extensão. Publicou diversos livros e artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Orientou mais de uma centena de mestres e doutores.

Livro(s) deste autor:

Ações empreendedoras

Gestão de pessoas em organizações empreendedoras - Volume 8

Intraempreendedorismo: para colaboradores que buscam empreender – Livro 1

Gestão de pessoas em organizações empreededoras - Volume 7

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - volume 4

Turismo e Talentos: notáveis Empreendedores em Santa Catarina

Gestão de Pessoas em organizações Empreendedoras – Volume 6

Vivências Empreendedoras: a prática do empreendedorismo em organizações

EMPREENDEDORISMO EM ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Vitrine de talentos: profissionais da urologia em destaque

GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE: investindo no capital humano

Capacidade Empreendedora: Teoria e Casos Práticos – Livro 3

Mulheres em ação: notáveis empreendedoras em Santa Catarina

SERVIÇOS TURÍSTICOS: empreendendo em qualidade de vida

Vitrine de Talentos: notáveis empreendedores em Santa Catarina

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 5

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 4

Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável: visão global e ação local - Volume 2

Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável: visão global e ação local - Volume 1

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 2

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 1

COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA

Gestão de pessoas em organizações empreendedoras - Volume 3

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 2

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 1

Empreendendo em qualidade de vida: O PROFISSIONAL PERSONAL DANCE


Edvânia Kátia

É jornalista, nascida em São Luis, formada pela Universidade Federal do Maranhão (1993),com especialização em assessoria de imprensa pela Fundação Getúlio Vargas,Assessora de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão desde 1994. Foi fundadora e primeira presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. Coordenou o primeiro Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público(2000)e as edições 2003,2004 e 2005 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.É autora da primeira pesquisa sobre o perfil das Assessoras de Comunicação da Justiça (2006). Em 2008 coordenou o projeto Justiça e Imprensa, vencedora do case de Comunicação Relacionamento Institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (2007-2010), integra a Coordenação da Campanha de Defesa do Diploma. Atua em movimentos sociais, integrando o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Foi fundadora e presidente da Associação Maranhense de Imprensa (2002-2006).

Livro(s) deste autor:

A comunicação na Justiça Brasileira


Everton Soares

Formado em Administração pela Universidade regional de Blumenau – FURB, com pós-graduação em Comércio Exterior pela mesma entidade e Marketing pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG. Decidiu ainda jovem que sua carreira seria a consultoria. Diferente do caminho de muitos consultores renomados, não chegou a cargo de direção nas empresas onde atuou, no entanto esse foi o desafio para que seguisse em frente com seus planos. Atualmente possui sólido negócio em consultoria com uma reputação sem vestígios negativos ou antiéticos. Ao longo de sua formação teve oportunidade de estudar nos EUA, onde presenciou exemplos de atendimento excelentes e medíocres. 

Livro(s) deste autor:

Quem disse que O CLIENTE sempre tem RAZÃO?


F

Fernando Álvaro Ostuni Gauthier

Doutor em Engenharia de Produção e Professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC. É professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Conhecimento dessa universidade. Professor das disciplinas: “Web Semântica, Ontologias e Sistemas de Informação”, “Geração de Idéias e Criatividade em Informática” e “Plano de Negócios em Informática” no curso de Sistemas de Informação da UFSC. Tem orientado inúmeras dissertações e teses e publicado trabalhos nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Sistemas de Informação. Concentra suas pesquisas atuais em Web Semântica e Engenharia do Conhecimento.

Livro(s) deste autor:

Publicidade na era digital: um desafio para hoje


Fernando Luiz Freitas Filho

É mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e aluno egresso da Universität GH Essen da Alemanha. engenheiro mecânico, professor de Gestão da Tecnologia e da Inovação dos Programas de Graduação e Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC), professor local da disciplina de Liderança e Inovação da Pós-Graduação em Administração da FGV e consultor de Gestão da Inovação. Atuou por vários anos como gestor de tecnologia e inovação na Whirlpool e implantou o Programa de Inovação na CISER.

Livro(s) deste autor:

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


Fernão Bittencourt

Nascido em 19 de agosto de 1981 em Florianópolis. Médico, poeta, sonhador, amigo...

Livro(s) deste autor:

Duetos


Flávio Damiani

É jornalista nascido em Colorado/RS. Membro fundador e ex-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. Coordenou o Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça de 2006 em Porto Alegre, de 2007 em Vitória e de 2008 em Florianópolis. Com repórter e editor, trabalhou no Jornal Zero Hora, RBSTV, Rede Globo, Rádio Gaúcha, Rede Bandeirantes e Caldas Junior (todas no Rio Grande do Sul), ganhou prêmios como o ARI de jornalismo, Direitos Humanos e foi um dos vencedores do Prêmio Esso de 1980, escrevendo para o jornal Zero Hora sobre a saga dos colonos da Encruzilhada Natalino, que marcou o inicio do movimentos dos Sem Terra no Brasil. Dirigiu, por oito anos, a comunicação social do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, criando junto com os integrantes do FNCJ, projetos de vanguarda que impulsionaram a comunicação na Justiça Brasileira. Foi apresentador e integrante do Comitê Eleitoral da TV Justiça do STF/Brasilía.

Livro(s) deste autor:

A comunicação na Justiça Brasileira


G

Gabriela Pauli

É Administradora, Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenadora e Professora da área de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em São José.

Livro(s) deste autor:

Gestão da produção industrial: a mente por trás da indústria


Gertrudes Aparecida Dandolini

Possui graduação em Matematica Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Inteligência Aplicada, Matemática, Ensino de Matemática, Educação a Distância. Atualmente tem atuado nas áres de Estatística, Médodos de Pesquisa Quantitativa e Mídias do Conhecimento.

Livro(s) deste autor:

Mídias do Conhecimento


Gisele Schmidt Melchert

É Nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC . Especialista em Gerontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Membro da Associação Nacional de Gerontologia – ANG – SC, atua como nutricionista do Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Rancho Queimado. Participa do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo “EMPREÉDIS” no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) – UFSC. É autora de capitulo em livro. Aluna de disciplina isolada do Mestrado de Engenharia Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Livro(s) deste autor:

Vitrine de talentos: profissionais da urologia em destaque


Glaycon Michels

Glaycon Michels é Doutor em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Córdoba/Espanha; especialista em Medicina do Esporte pela UFSC, pela UFRGS e pela Universidad de Córdoba/Espanha. Atua na área de Medicina com ênfase em medicina do Esporte, Nutrologia e Estética Médica. Diretor Técnico da Clínica Dr. Glaycon Michels; membro do corpo médico da Clínica Cardiosport; consultor da EDUSP da Universidade de São Paulo e consultor da Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Foi professor de Pós-Graduação da Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC; professor titular da UNISUL e professor colaborador da UDESC. Possui várias publicações em sua área de atuação e orientou vários mestres e doutores.

Livro(s) deste autor:

SERVIÇOS TURÍSTICOS: empreendendo em qualidade de vida

Empreendendo em qualidade de vida: O PROFISSIONAL PERSONAL DANCE


H

Helena Alpini Rosa

Doutoranda e Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com pesquisa em Etnohistória Tem experiência na área de História, Educação, ensino de História com ênfase em História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação escolar indígena, história indígena e etnohistória, inclusão social, educação e diversidade.

Livro(s) deste autor:

Conhecer a Cultura e a História Guarani através da Escola Indígena de Educação Básica Whera Tupã Poty Djá - volume 1

Conhecer a História e a Cultura Kaingáng através da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhrê - volume 2

Conhecer a História e a Cultura Xokleng através da escola Laklãnõ - volume 3


Humberto Tonani Tosta

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Fepese/UFSC (2009), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e está cursando Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor do Curso de Administração - Campus Chapecó e Administrador da Universidade Federal da Fronteira Sul. É também Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração e do Grupo de Pesquisa, Inovação nas Organizações, linha Cooperativismo e Inovações no Agronegócio/UNESC. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, gestão de pessoas, gestão por competência, gestão universitária e cooperativismo.

Livro(s) deste autor:

Gestão de recursos humanos: teoria e casos práticos - volume 3

Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Casos Práticos - Volume 2


I

Inezinha Brandão Lied

Psicóloga e Psicanalista.

Livro(s) deste autor:

Sobre a formação do psicanalista: interrogações atuais em convergência


Irineu Ferreira

Dezenas de pessoas frequentaram sua residência, situada numa casa de campo, onde foi possível aprender de forma especial com o “Seu Irineu”, que cruzou as fronteiras das dimensões e caminhou em dimensões nunca percebidas.

Livro(s) deste autor:

O Mundo das Energias


Isabel Rios Piñeiro

Diretora da Paradigma Pesquisa e Desenvolvimento do SER Humano Ltda., Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, possui MBA em Gestão Empresarial e fundou com seu marido a Paradigma em 1995, onde atua até hoje em soluções de RH com foco em competências. Palestrante e ministrante de cursos de desenvolvimento do potencial humano em organizações públicas e empresas privadas. Atua, principalmente com desenvolvimento de pessoas, com ênfase em desenvolvimento de líderes, coaching.

Livro(s) deste autor:

METAMORFOSE DO LÍDER: uma jornada para o autocoaching


Israel Honorino Nunes

É doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Economista na CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de produção, com ênfase em Gestão de Negócios. Autor de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de eventos.

Livro(s) deste autor:

EMPREENDEDORISMO EM ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


J

Jonas Cezar Wallauer

É advogado formado pelo Instituto Ritter dos Reis do Rio Grande do Sul, atua com exclusividade para a União, como procurador federal cedido para o IBAMA de Santa Catarina, atualmente está requisitado para a Presidência da República. Pratica advocacia pública em causas ambientais tendo iniciado suas atividades na Amazônia e posteriormente trabalhado em serviços de intervenção, auditoria e fiscalização em diversos estados da federação, tendo ocupado importantes cargos na administração pública. Casado, pai de dois filhos, desde muito jovem teve atração por poemas e passou a escrevê-los retratando a sua forma de viver.

Livro(s) deste autor:

O Menino e o Senhor do Tempo

Sou apenas o tempo da viagem


José Alfredo Beirão Filho

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), especialização em Costumes de Scene pela Escola Superior em Tecnicas da Moda em Paris(1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina e doutorando pela Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Tem experiência na área de Moda e Estilismo, com ênfase em em criação de figurinos para espetaculos cênicos, com atuação nos dominios da moda como criação de coleção de moda, produção de moda, estilo e exposições.

Livro(s) deste autor:

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 5

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 4


José Lucas Pedreira Bueno

É professor-pesquisador da área de Formação de professores; Educação e comunicação; Tecnologia educacional; Tecnologias aplicadas à educação; Educação a distância; Letramento e inclusão digital e Cultura, mídia e educação. Licenciado em Letras (Português e Inglês) e Especialista em Língua Portuguesa pela UEMG. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Unisul. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Atua como professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia e leciona e orienta TCC no curso de Pedagogia; no Programa de Pós-Graduação em Educação; no Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Atuou como coordenador de educação a distância da Faculdade São Lucas; diretor de educação a distância do IFRO e editor da Editora EDUFRO. Atuou como consultor para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução de trabalhos de planejamento em informática na educação em 2004, na Venezuela. Teve projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Universal/2010/CNPq. Elaborou o projeto do Mestrado Profissional em Educação que foi aprovado pela Capes em 2013 para a UNIR. Na UNIR atua como coordenador-adjunto do Prodocência; coordenador-adjunto do PNAIC; coordenador de tutoria do curso de Pedagogia a distância - UAB; coordenador do Laboratório de Mídias Educativas na Educação; coordenador do Mestrado Profissional em Educação; Líder do Grupo de Pesquisa EDUCA. Atua como consultor do MEC e membro do Grupo de Apoio Pedagógico na formulação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). 

Livro(s) deste autor:

UNIVERSIDADE, LICENCIATURA E INTERCULTURALIDADE: anúncio de aprendizagens na floresta


Josélia Gomes Neves

Graduação em Pedagogia (UNIR), doutoramento em Educação Escolar (UNESP-Campus de Araraquara). Professora da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná.  Ministra as seguintes disciplinas no Curso de Pedagogia - Departamento de Ciências Humanas e Sociais: Educação com os Povos da Floresta, Currículos e Programas, Fundamentos e Práticas da Alfabetização, Didática, Oralidade e escrita. Professora colaboradora do Departamento de Educação Intercultural/UNIR. Desenvolve e orienta estudos de iniciação científica e extensão vinculados às Linhas de Pesquisa: Alfabetização como aquisição e apropriação da cultura escrita; Antropologia Etnopedagógica – Povos Indígenas, Interculturalidade e Currículo; Coisas do Gênero: currículo, violência, memória, raça, etnia e direitos reprodutivos. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia- GPEA.

Livro(s) deste autor:

UNIVERSIDADE, LICENCIATURA E INTERCULTURALIDADE: anúncio de aprendizagens na floresta


Juliana Lapolli

Psicóloga, mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina). Instrutora de Acrobacia em Tecido. Consultora Organizacional e palestrante nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano, Autoconhecimento e Empreendedorismo. Autora de artigos em Congressos nacionais e internacionais e de livros.

Livro(s) deste autor:

Ações empreendedoras

Gestão de pessoas em organizações empreendedoras - Volume 8

Vitrine de talentos: profissionais da urologia em destaque

GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE: investindo no capital humano

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: teoria e prática

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 5

Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras - Volume 4


Juracy Machado Pacífico

Doutora em Educação pela UNESP e mestre em Psicologia Escolar pela USP. É professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuou na Educação Básica no Município de Porto Velho no período de 1989 a 2005 e atualmente é docente do Departamento de Ciências da Educação - Campus de Porto Velho, atuando nas áreas de Educação, Educação Infantil e Políticas Públicas.

Livro(s) deste autor:

UNIVERSIDADE, LICENCIATURA E INTERCULTURALIDADE: anúncio de aprendizagens na floresta


K

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta

Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), é Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela mesma instituição. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, pesquisadora do LED/UFSC e do INPEAU/UFSC - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Educação a Distância e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, gestão universitária, educação a distância, gestão por competências e Pesquisas em Administração.

Livro(s) deste autor:

Gestão de recursos humanos: teoria e casos práticos - volume 3

Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Casos Práticos - Volume 2

Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Casos Práticos - volume 1


L

Leda Regina Moreira Pires

Nasceu em Porto Alegre/RS bacharelou- se em Direito pela PUC/RS, tendo exercido a função de Procuradora Federal por mais de duas décadas nos estados de Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Santa Catarina. Foi praticante da doutrina espírita Kardecista durante 30 anos. Na busca pela espiritualidade iniciou-se em Reiki Usui - Nível lll, Magnified Healing, Florais de Saint Germain, Cromoterapia entre outras. No período de 1999 a 2005 trabalhou com cristais e pedras brasileiras quando deu inicio ao estudo dos Cristais através de cursos Cristais, Cristais Mestres e Essência de Cristais. Atualmente coordena um grupo de estudos sobre os Mestres Ascencionados da Grande Fraternidade Branca em Florianópolis/SC.

Livro(s) deste autor:

Assim Caminha a Humanidade... com os Mestres e para a Luz


Leonardo Müller

É administrador, formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), possui especialização em Marketing pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFAE) e mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Superior Tupy (IST). Há mais de 10 anos atua nas áreas de gestão de pessoas e processos. Atualmente é gerente de operações da Serasa Experian.

Livro(s) deste autor:

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


Leslie de Oliveira Bocchino

É procuradora federal e chefe da Procuradoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui especialização em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ), mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). É professora de Especialização da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Livro(s) deste autor:

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


Luisa Helena Fernandes

Possui graduação em Direito PE Faculdade Integrado de Campo Mourão (2006), especialização Latu-Sensu em Dto Previdenciário pela Universidade Anhanguera Uniderp (2010) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). É assistente em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Livro(s) deste autor:

Prospectos contemporâneos em engenharia civil


M

Magda Camargo Lange Ramos

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, aluna regularmente matriculada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, área Mídia e Conhecimento , nível Doutorado - UFSC. Especialista em Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade federal de Santa Catarina- UFSC. Exerce as funções de Bibliotecária, lotada na Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Docente do Curso Superior de Gestão da Produção Industrial e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Cursos - TCCs da Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em São José, Santa Catarina.

Livro(s) deste autor:

Gestão da produção industrial: a mente por trás da indústria


Marcelo Macedo

É técnico em Mecânica Industrial pela ETFSC (atual Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) (2000), mestre em Engenharia de Produção (2003) na área de Empreendedorismo, e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da mesma instituição. Atualmente é professor do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) / Instituto Superior Tupy (IST). É escritor, autor dos livros Empreendedorismo; Empreendedorismo na Era do Conhecimento; Gestão do Conhecimento e Aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós-industrial; Fundamentos para a Gestão Estratégica de Pequenas Empresas Familiares: conhecimento, sustentabilidade e redes; Gestão do Conhecimento e as Novas Práticas de Valores Organizacionais; Gestão da Sustentabilidade na Era do Conhecimento; A Gestão do Conhecimento nas Organizações e Criando e Organizando uma Empresa de Tecnologia da Informação; além de escrever diversos artigos sobre os referidos temas. Em suas atividades acadêmicas interagiu com diversos colaboradores e professores em coautorias de consultorias, trabalhos técnicos, científicos e projetos de pesquisa nas áreas de Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento e Inovação. Suas áreas de interesse são: Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Inovação.

Livro(s) deste autor:

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


Maria da Graça Prim

É natural de Florianópolis. Formou-se Normalista no Instituto Estadual de Educação. É funcionária da CASAN desde 1970 exercendo o cargo de Secretária em diversas Gerências assim como na Presidência da CASAN por várias gestões, atualmente é Secretária da Diretoria Técnica. Gracinha para os familiares e para os amigos íntimos, GRAÇA PRIM para os Casanianos. Sempre inclinada às artes plásticas como a pintura, tendo participado de várias exposições, mas seu sonho sempre foi editar suas poesias e desabafos. Agora o está realizando. Tendo sido despertada para poesia lendo Luiz Vaz de Camões e Fernando Pessoa. Moradora de Palhoça, acompanha com interesse todo o desenvolvimento do município, e demonstra seu amor pela cidade da qual muito se orgulha, definindo-a como CIDADE SORRISO pois, segundo ela,  ninguém pronuncia “ PALHOÇA” sem estampar um sorriso.

Livro(s) deste autor:

Encontros comigo


Mariana Lapolli

Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. É mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento na área de Mídias do Conhecimento pela UFSC. Realizou estágio doutoral no Departamento de Comunicación Audiovisual y de Publicidad da Facultad de Ciencias de la Comunicación da Universitat Autònoma de Barcelona – UAB.  Realizou diversos trabalhos na área da comunicação, atuando como redatora publicitária, assessora de imprensa, produtora de televisão, redatora para a revista “Santa Catarina Magazine” etc. Realizou oficinas de teatro no Departamento Artístico Cultural – DAC da UFSC e participou como atriz de peças do Grupo Pesquisa Teatro Novo, como o espetáculo “Sonhos” (2008), “As Luas de Galileu Galilei” (2009, 2010 e 2011) e “Hamlet in Quarto” (2012 e 2013). É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos nas áreas de Novas Mídias, Hipermídia, Narrativas, Infografia, Televisão Digital, Criatividade e Empreendedorismo.

Livro(s) deste autor:

Publicidade na era digital: um desafio para hoje

Retalhos diVERSOS

Lampejos diVERSOS

Orion Adriano Silveira: uma história em construção

O Túnel do Morro Agudo


Mariana Quevedo

Graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (2005) e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Foi Professora e Coordenadora do Curso de Turismo da Academia de Comércio de Santa Catarina, Professora da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha e Professora Titular das Faculdades Integradas ASSESC onde participou no desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Turismo e Hotelaria e ocupou o cargo de Coordenadora de Estágios. Tem experiência na área da Educação e Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de turismo, gestão de eventos, tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao turismo e teorias de aprendizagens. É autora de publicações científicas na área, além de ter orientado dezenas de graduandos em Turismo e Hotelaria.

Livro(s) deste autor:

Turismo na Era do Conhecimento


Marriano Castro Neto

Licenciatura em pedagogia (1996). Mestrado em Ergonomia (2000) e Doutorado em Engenharia de Produção (2006) na área de pesquisa em Mídia e Conhecimento, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A tese conquistou dois prêmios; um pelo MEC/CNPQ/CAPES/SEED/PAPED, e o de EXCELÊNCIA em EaD da ABED/2007 obtendo, entre 93 trabalhos inscritos, o 1º lugar na categoria Pesquisa e deu origem a este livro. Atuou como Assessor da Direção e Secretário do Departamento de EaD/UFSC. Atua como Design Instrucional na validação do material didático do Programa e-tec Brasil UAB/MEC. Atua na Supervisão Pedagógica do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC. Docente na pós-graduação da Universidade Estácio de Sá. Desenvolveu pesquisas no LabiTIC/ESAG/UDESC acerca dos seguintes temas: ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de apoio à aprendizagem, hipermídia adaptativa, agentes pedagógicos e teoria da atividade.

Livro(s) deste autor:

Educação a Distância Sem Distância


Marilys de Souza Barreto

Professora pelo Instituto de Educação do Paraná, onde atuou nas séries iniciais. Graduou-se em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional. Foi professora, orientadora educacional e Diretora de escola municipal em tempo integral. Assessora de logística na Secretaria Municipal de Curitiba. Como Orientadora desenvolveu projetos de prevenção ao uso indevido de drogas. Seu foco, no entanto sempre foi em relação a projetos em educação sexual e a partir de 1988 passa a realizá-los utilizando como estratégias sessões coletivas, palestras, projeção de filmes, etc. Em 1994 muda-se para Florianópolis e continua desenvolvendo projetos em educação sexual na Prefeitura de Florianópolis, como orientadora educacional em escolas e nos últimos anos na Secretaria Municipal de Educação como coordenadora do Programa de Educação Sexual. Torna-se Especialista em Educação Sexual, pela UDESC e Mestre em Psicopedagogia, pela UNISUL. Atualmente é assessora de cursos na área de educação sexual nas escolas do município de Florianópolis.

Livro(s) deste autor:

educAÇÃO sexual: um desafio, uma conquista


Mauricio Eugênio Maliska

Psicanalista, membro da Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica. Psicólogo, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoralna École Doctorale Recherches em Psychanalyse ET Psychopathologie de l’Université de Paris VII. Professor de Psicanálise no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Livro(s) deste autor:

SUICÍDIO: Um desafio para os profissionais da saúde


Maurício Iost Guimarães

Possui graduação em Turismo pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Florianópolis (2001) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor - Faculdades Integradas Associação de Ensino de Santa Catarina, Sócio - Diretor Administrativo - Clínica Médica GLM e Gestor de Projetos do Instituto IGM. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, empreendedorismo, qualidade de vida, educação e turismo sustentável.

Livro(s) deste autor:

SERVIÇOS TURÍSTICOS: empreendendo em qualidade de vida


Mirian Torquato

Assistente social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com especialização em Gestão estratégica do Serviço Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Atualmente, cursando o mestrado como aluna especial, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Socioterapeuta pela A Consciência – Centro de Consultoria Ltda de Curitiba/PR. Facilitadora de Biodanza, pela escola de Biodanza Sistema Rolando Toro de Santa Catarina e titulada pela International Biocentric Foundation – IBF, com aperfeiçoamento em Sistema Biocêntrico para Organizações pela Associação Paranaense de Educação Biocêntrica e pela escola de Biodanza Sistema Rolando Toro de Curitiba/PR. Funcionária do Departamento Estadual de Infra-Estrutura – DEINFRA/SC, lotada na Gerência de Recursos Humanos. Supervisora de Estágios Curriculares de alunos do Curso de Serviço Social de várias universidades de Santa Catarina. Palestrante e ministrante de cursos de desenvolvimento do potencial humano em organizações públicas e empresas privadas.

Livro(s) deste autor:

SOCIOTERAPIA: um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional


N

Natividade Fernandes Surin

Nasceu na cidade de Santos - SP. Casada, mãe de dois filhos, pedagoga, aposentada, dedicou 30 anos à alfabetização de crianças, na rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Através do Espiritismo encontrou respostas para inúmeras dúvidas. Desde que fez o curso de iniciação ao espiritismo em uma das casas espíritas que frequentou, não se afastou mais da doutrina. Em 2005, foi convidada a participar do grupo “Seara de Estudos Espíritas Paulo de Tarso”, do qual faz parte até os dias atuais. Desde os primeiros encontros, o autor desta obra já se manifestava através de mensagens psicografadas, semanalmente, sem se identificar. Através de sua perseverança com o grupo, foi nos conduzindo ao seu objetivo que era esta publicação, onde os leitores serão levados a descobrir que: nunca é tarde para recuperarmos o tempo perdido.

Livro(s) deste autor:

Nunca é tarde para recuperarmos o tempo perdido


Nilza Kretzer Deschamps

Escritora e viúva de Osvaldo Deschamps.

Livro(s) deste autor:

A luta por um ideal


O

Odete Burgeile

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Filologia Inglesa pela Universidade de Vigo. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Línguas Estrangeiras, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras e do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais – GELLSO, credenciado pelo CNPq. É professora do mestrado em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia. Atua em pesquisas envolvendo temas linguísticos, literários e socioculturais amazônicos, tais como: ensino/aprendizagem de línguas (adicionais e português como língua adicional), formação de professores e línguas em contato.

Livro(s) deste autor:

PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS E DE LITERATURAS


Ordilei Alves

Nasceu em Nova Friburgo – RJ, onde estudou do primário ao científico na excelente rede pública da cidade. Não concluiu o curso de Estudos Sociais devido às longas e constantes viagens de trabalho. É casado, tem três filhos e cinco netos. Aos dezesseis anos iniciou em vendas e evoluiu nessa área chegando a gerente de filial, gerente de vendas e gerente geral em empresas de médio e grande porte. Por muitos anos percorreu trabalhando os estados da Região Sudeste; em menor escala os das Regiões Sul e Nordeste. Em 1997 tornou-se Consultor e Treinador em Vendas. É pesquisador ferroviário. Seu primeiro conto, O Professor e a Corporação, foi Menção Honrosa no concurso de 2007 da UFF – Universidade Federal Fluminense. A condensação do seu conto O Menino e o Trem foi incluída em “TRILHOS & LETRAS - Uma antologia do trem” – Editora Pandion – Coordenação de Victor José Ferreira. Em dezembro de 2010 lançou o primeiro livro “DEZCONTOS COM DESCONTOS” – Editora Pandion. Em janeiro de 2011 tornou-se membro honorário da Academia Ferroviária de Letras.

Livro(s) deste autor:

O APITO DO TREM

Dezcontos com descontos


Osvaldo Deschamps

Nascido no lugar chamado Salto – São Pedro de Alcântara, em 28 Setembro de 1936.  Filho de Nicolau Antonio Deschamps e Maria Hoffmann, agricultores, era o oitavo filho de uma de família de 14 irmãos.  Teve uma infância muito pobre, tendo  estudado somente até terceiro ano primário.  Casou-se com a Professora Nilza Kretzer em 16 de Julho de 1960, em São Pedro de Alcântara, tiveram 08 filhos, morando inicialmente em  Rancho de Taboas/Angelina, por 7 anos, depois  13 anos em Santa Filomena/São Pedro de Alcântara e finalmente os últimos 32 anos em Florianópolis.

Livro(s) deste autor:

ESTRADAS DA VIDA: História de um Ramo da Família Deschamps


P

Paulo Roberto May

É mestre em Engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, professor na Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em São José e na UNISUL em cursos de graduação e pós-graduação na área técnica de qualidade e gestão, com curso em gestão da qualidade no Japão pela JICA. Engenheiro na CELESC Distribuição.

Livro(s) deste autor:

Gestão da produção industrial: a mente por trás da indústria


R

Roberto Martins da Silveira

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, concluiu mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) na área de concentração em Gestão de Negócios e possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1996). Atualmente é SubTenente da Polícia Militar de Santa Catarina desempenhando e exercendo as funções na Assessoria Parlamentar na ALESC. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade e Finanças Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tributário, Contabilidade, TI, Gestão do Conhecimento, Capital Humano e Memória de Trabalho.

Livro(s) deste autor:

EMPREENDEDORISMO EM ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


Rodrigo Eduardo Catai

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bauru (2001), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNESP - Bauru (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP - Guaratinguetá (2004). Atualmente e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrando aulas para os cursos de graduação, especialização e mestrado. E coordenador do mestrado em Engenharia Civil e coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UTFPR - campus Curitiba. Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e do Conselho do Departamento Acadêmico de Construção Civil.

Livro(s) deste autor:

Prospectos contemporâneos em engenharia civil


Rogério Ubirajara Gasperin

Filho de Plinio Gasperin e Vandy dos Santos Gasperin, casado com Susana Maria Boza Gasperin e pai de Barbara Boza Gasperin, com 57 anos é natural Lagoa Vermelha, hoje Caseiros, no Rio Grande do Sul, estudou primário e ginásio na cidade de Vacaria – RS, parou os estudos e foi trabalhar com seu pai nas cidades de Bom Jardim da Serra - SC no setor madeireiro administrando  serrarias, e após em uma nova frente de investimento no estado do Maranhão, no setor agropecuário, na cidade de Tuntun,  formou-se em Engenharia Agronômica em1982 pela Universidade Federal de Pelotas na Faculdade Eliseu Maciel. Trabalhou na área agrícola, nas cidades de Imbuia, Bom Retiro e São João Batista todas em Santa Catarina até o ano de 1997, administrando bens agropecuários da família, após desenvolveu trabalhos na área imobiliária, na cidade de Balneário Camboriú e Florianópolis, onde hoje reside com a família, administrando seus negócios.

Livro(s) deste autor:

Gasthaspar, Gasper, Gasperin


Rosana Márcia Conde Bicca

Casada, mãe de três filhos, é funcionária pública estadual, professora concursada da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) de Santa Catarina possui diversos trabalhos publicados em sua área de atuação. Hoje, por decreto governamental é Analista Técnica em Gestão da Promoção de Educação Especial. É autora do projeto: Implantação de brinquedotecas e oficinas para jovens e mulheres da Reforma Agrária - MDA- Incra (2001-2004-Brasília). Foi chefe da Divisão Operacional do INCRA-SC (2001/2004); autora e fundadora da Fundação Nutrir (anexa à CEASA-SC) em parceria com o Padre Luiz Faccini e demais voluntários (hoje, Instituto Nutrir) - (2004/2009); candidata a vereadora pelo município de São José (2004  e 2008); foi Diretora de Atividades Econômicas - geração de trabalho e renda da Prefeitura Municipal de São José (2005/2008).

Livro(s) deste autor:

Só eu e Deus agora... relato de fé, confiança e perseverança diante do câncer


Rosane de Fátima Antunes Obregon

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Área de Pesquisa: Mídia e Conhecimento, Linha de Pesquisa: Mídia e Conhecimento na Educação - Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC,2009. Especialista em Magistério Superior (2004) Licenciada em Pedagogia (1988). Exerceu funções em: Direção de Escola; Direção do Departamento de Orientação Educacional e Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, RS, (1982-2002); Coordenação do Curso de Pedagogia do UNICEUMA, São Luís, MA (2002-2006); Coordenação de Projetos de Fomento Científico-Tecnológico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA(2004-2006). Suas áreas de interesse relacionam-se a: Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem, Sistemas de Hipermídia Adaptativos, Inteligências Múltiplas, Pedagogia Simbólica Junguiana, Processos de Compartilhamento de Conhecimento em Ambiente Web de Educação Inclusiva - Deficiência Auditiva e Visual. É palestrante e autora dos livros: Inteligências Mútiplas & Identificação de Perfil (2009) e Inteligência Emocional: Limites e Possibilidades no Processo de Aprendizagem (2007). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC/UFSC, Área de Pesquisa: Mídia e Conhecimento, Linha de Pesquisa: Mídia e Conhecimento na Educação.

Livro(s) deste autor:

Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil


S

Severino Cervelin

Doutorando no programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. Mestre em Engenharia da produção pela UFSC. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS. Pedagogo em Administração Escolar pela UTP. Formação na Área Elétrica pela UTFPR.

Livro(s) deste autor:

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - Livro 2


Silvana Bernardes Rosa

Formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Desenho na UFSC. Atuou na área de planejamento de transportes durante 8 anos. Mestrado na Área de Produto da Engenharia de Produção com ênfase em ergonomia. Fez parte de seu doutorado na Université de Paris 8 - Vincennes Saint-Denis obtendo o título junto á Universidade Federal de Santa Catarina como Doutora em Engenharia de Produção - área Gestão Integrada do Design. Concluiu em 2010 Pós-Doutorado em Empreendedorismo no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Atua como professora da UDESC no curso de Design e como pesquisadora convidada do Centre de Recherches sur l´Image e Cognitions - Sorbone - Université de Paris 1. Coordenou projetos junto ao Laboratório de Design da UDESC e Núcleo de Inovação e Design SEBRAE estimulando atividades profissionais de estudantes e artesãos. Pesquisa sobre estratégias de educação e empreendedorismo. Recebeu o Prêmio de Mulheres que Fazem a Diferença - 2010 da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis - ACIF. Atua como instrutora credenciada do programa Empretec. PNUD - ONU .

Livro(s) deste autor:

Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável: visão global e ação local - Volume 2

Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável: visão global e ação local - Volume 1

COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA


Silvestre Labiak Junior

É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 1989, onde leciona atualmente a disciplina de Empreendedorismo, foi pró-reitor adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias no período de 2004 a 2008, diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) (2008 e 2009), presidente da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (REPARTE) (2004 a 2007). Com formação em Técnico em Mecânica pelo CEFET-PR, graduação como tecnólogo em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2001), mestrado em Tecnologia e Desenvolvimento pela UTFPR (2004). Atualmente é doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Tem experiência na área de Habitats de Empreendedorismo Inovador (Incubadoras de empresas tecnológicas e parques tecnológicos), atua em consultorias e assessorias para sistemas regionais de inovação, desenvolvendo atividades nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação, incubadoras de empresas, desenvolvimento regional e redes de empreendedorismo.

Livro(s) deste autor:

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


T

Tania Nöthen Mascarello

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: Entrevista Terapêutica, Pedidos.

Livro(s) deste autor:

Sobre a formação do psicanalista: interrogações atuais em convergência


Tarcísio Vanzin

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em Engenharia Mecânica de Op. pela Universidade de Caxias do Sul (1974), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina e ministra disciplinas na graduação para o curso de Arquitetura e Urbanismo e o para o curso de Sistemas de Informação. É professor colaborador no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC e professor permanente do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Está lotado no Departamento de Engenharia do Conhecimento do Centro Tecnológico da UFSC. Tem experiência profissional nas áreas de Projetos industriais, Avaliações, Projetos de Arquitetura e Construção Civil. Como docente atua, na graduação, em Métodos de Representação, Geometria e Design, com ênfase nos seguintes temas: Produção hipermídia, geometria, ensino-aprendizagem, Criatividade e Teoria Geral de Sistemas. Nos programas de pós-graduação ministra as disciplinas de Produção Hipermídia, Sistemas Multimídia, Cibercidades, Cibersociedade, Criatividade, Erros Humanos e Historia e Teoria da Mídia.

Livro(s) deste autor:

Criatividade & Conhecimento

Mídias do Conhecimento

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM INCLUSIVO

Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil


Thiago Carvalho de Figueiredo

Nasceu em Imbituba /SC, esteve no seminário, mas não era essa a sua vocação.Sua realização profissional era ser médico,chegando inclusive a passar no vestibular de Medicina,mas as contingências da vida levaram-no a optar por Economia assim poderia trabalhar enquanto estudava.Entregava-se completamente ao que fazia e dedicou-se muito às suas atividades na Eletro sul ,onde trabalhou por muito tempo. Até que sua Cardiopatia o obrigou a se aposentar aposentado por ‘invalidez’ seguiu os caminhos da “divina música” e passou a viver como afirmava: CAMINHANDO E CANTABDO E SEGUINDO A CANÇÃO! Finalmente pode realizar o sonho de ser médico como terapeuta do Núcleo Espírita Nosso Lar por oito anos seguidos, ajudando seus pacientes a curar-se através do autoconhecimento e da transformação íntima. Foi muito além de ser um médico de homens, foi um médico de almas. Frase que usava muito: Ninguém é contra ninguém, e sim, apenas a favor e si mesmo. Este era o Thiago Garra, Força, Presença, Dedicação!

Livro(s) deste autor:

Angelus: conhece-te a ti mesmo


V

Vania Ribas Ulbricht

Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2 
possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (1977), Especialização em Desenho (1979), mestrado (1992) e doutorado(1997) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez em 1995 estágio de um ano na École Pratiqué des Hautes Etudes (Paris). Esta aposentada da UFSC desde (2003) porém presta, nesta instituição, serviço voluntário no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. De 05/2005 a 12/2009 foi professora da Universidade Anhembi Morumbi no curso de Design (graduação e mestrado). Atua como pesquisadora na Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Desenvolve pesquisas nas áreas de: ensino-aprendizagem (principalmente tecnologia educacional e ensino à distância), design de hipermidia ( design de interface, design da informação, hipermídia adaptativa) e Acessibilidade para WEB. a Partir de 2010 é bolsista CNPq em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Livro(s) deste autor:

Criatividade & Conhecimento

Hipermídia: Um desafio na Atualidade

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM INCLUSIVO

Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil

Educação a Distância Sem Distância


Victor José Ferreira

Nasceu em Volta Grande, em 1943. Com 11 anos mudou-se para Além Paraíba, onde iniciou sua vida na ferrovia, como Aluno-Aprendiz da então Escola Profissional Ferroviária, mantida pela E.F. Leopoldina, em convênio com o SENAI. Trabalhou durante 37 anos na Rede Ferroviária Federal, em diversas áreas e funções. Foi Professor e chefiou vários órgãos, tendo ocupado cargos como Superintendente de Pessoal e Superintendente de Informática. Foi Diretor de Recursos Humanos da Cia. Brasileira de Trens Urbanos. Aposentado na RFFSA, passou a trabalhar como Consultor. Na área educacional, foi Presidente do Conselho Diretor da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba e Diretor Geral e Reitor do Instituto Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, onde reside. Tem atuado, também, na área de ação social, como voluntário, sendo atualmente membro do Conselho da Associação Beneficente São Martinho, entidade da Igreja Católica, que assiste a crianças e adolescentes em situação de risco. Liderou a criação do MPF – Movimento de Preservação Ferroviária, em 1997. Preside a entidade, cujos objetivos são a preservação do patrimônio histórico ferroviário e a revitalização do transporte sobre trilhos no país. É cidadão honorário de Além Paraíba – MG e de Miguel Pereira – RJ. Recebeu a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Medalha Mauá, do Ministério dos Transportes; Medalha do Mérito Ferroviário, da RFFSA; a Comenda Humberto Mauro, pela Prefeitura de Volta Grande. Foi agraciado, em 2007, com o título de Cidadão Solidário, concedido pelo Conare – Comitê Nacional para Refugiados e pelo ACNUR – Alto Comissariado da ONU para Refugiados. É membro honorário do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Publicou já dois livros: “O Trilho e a Flor” e “Estórias do Trem”. 

Livro(s) deste autor:

Volta Grande Estação Primeira

TRILHOS & LETRAS: Uma antologia do trem

ESTÓRIAS DO TREM: uma viagem no folclore ferroviário


Vilma Villarouco

É graduada em Arquitetura (1983), com especializações em Engenharia de Transportes (1989) e em Expressão Gráfica (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado (2001) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e com Estágio de Pós doutoramento no período de julho de 2011 a junho de 2012 no Programa de Pós graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É Professora Associada do quadro da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no departamento de Expressão Gráfica e no Programa de Pós graduação em Design. Tendo sido Chefe do Departamento de Expressão Gráfica(2002-2004) e Diretora do Centro de Artes e Comunicação da UFPE (2004-2008), é convidada a integrar a equipe da administração central da UFPE na função de Prefeita da Universidade(2012-2015).  Desenvolve pesquisas nas áreas de: ergonomia, ergonomia aplicada ao ambiente construído, ensino-aprendizagem da geometria gráfica e ensino inclusivo da geometria, inclusive focando ambientes virtuais de aprendizagem.

Livro(s) deste autor:

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM INCLUSIVO


Vitória Augusta Braga de Souza

É doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1989) e mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Professora universitária da disciplina de Produção. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Agricultura Familiar, Empreendedorismo e Extensão Rural. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de eventos.

Livro(s) deste autor:

Intraempreendedorismo: para colaboradores que buscam empreender – Livro 1

Gestão de pessoas em organizações empreededoras - Volume 7

Capacidade empreendedora: Teoria e Casos Práticos - volume 4

Gestão de Pessoas em organizações Empreendedoras – Volume 6

Vivências Empreendedoras: a prática do empreendedorismo em organizações

Vitrine de Talentos: notáveis empreendedores em Santa Catarina


W

Waldoir Valentim Gomes Junior

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduando em Desenvolvimento Gerencial e graduado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o grupo de pesquisa em Empreendedorismo EGC/UFSC. Tecnico Administrativo do (DAS/UFSC). É autor de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de eventos.

Livro(s) deste autor:

Turismo e Talentos: notáveis Empreendedores em Santa Catarina


Z

Z. Brighenti

É psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-graduação/especialização em Ontologia e mestrado em Ontologia Fenomenológica (UFSC). Atua em psicologia clínica com adolescentes, adultos, grupos e no contexto hospitalar. Atuou na Comissão Estadual Judiciária de Adoção, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com participação no livro "Adoção - Normas e Procedimentos em Santa Catarina", (1994). Ministrante de palestra em cursos e eventos científicos e de extensão. Orienta estágios curriculares em psicologia clínica de alunos do curso de graduação em psicologia de universidades. Autora do livro "Psicologia clínica no contexto hospitalar", (2012).

Livro(s) deste autor:

SUBJETIVIDADE E SUJEITO (Ontologia e Psicologia)


Zely da Conceição

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1986) com mestrado

em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2002), doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e assessor de projetos no Campus Curitiba. Atua principalmente nas seguintes áreas: Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia e Desenvolvimento de Produto.

Livro(s) deste autor:

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Pague com
  • MercadoPago V1
Selos
  • Site Seguro

Editora Pandion Ltda - ME - CNPJ: 08.925.811/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2018